O câncer de baço é um tipo relativamente raro de câncer, representando cerca de 1% a 2% de todos os tipos de câncer. No entanto, a incidência do câncer de baço tem aumentado em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento.
A OMS estima que, em 2018, houve aproximadamente 189 mil novos casos de câncer de baço em todo o mundo e cerca de 129 mil mortes por essa doença.
Fonte: World Health Organization. (2021). Cancer of the spleen.
Neoplasia de baço é o crescimento desordenado de células no baço, órgão localizado logo abaixo das costelas cuja função primordial é filtrar células sanguíneas danificadas, produzir glóbulos brancos (e assim prevenir infecções) e ajudar a coagular o sangue (ao armazenar glóbulos vermelhos e plaquetas).
Como se trata de uma doença hematológica, as manifestações mais predominantes são específicas a essa característica, ou seja, a queda de hemácias, leucócitos e plaquetas resultam em palidez, cansaço, hematomas, sangramentos espontâneos, febre e suscetibilidade a infecções.
As neoplasias de baço podem ser malignas ou benignas e podem começar no órgão ou vir de outras partes do corpo (metástases). Em todos os casos, trata-se de uma doença rara e sem causa definida.
Não é possível prevenir este tumor.
Cirurgia - a retirada do baço está indicada em uma grande variedade de doenças e pode ser realizada através de diversas técnicas cirúrgicas, a depender de cada caso.
Quimio e radioterapia - a depender do resultado de estadiamento final e das condições clínicas de cada paciente, inicia-se, caso haja necessidade, tratamento pós cirurgia com quimio e ou radioterapia.
Acesse o Link do E-book de Câncer de Baço clicando aqui.
Tratamento humanizado, seguindo os mais modernos protocolos científicos.